Atendimento (27) 3118-4999 (27) 98139-9202 (Whatsapp) 08:00 às 18:00 hs

Porque Cosméticos Naturais?

Conhecendo melhor a Composição dos Produtos.


Para compreender a diferença entre os cosméticos tradicionais e os naturais e orgânicos, é fundamental conher a composição dos produtos.


A primeira coisa para se entender é que os ingredientes cosméticos recebem nomes internacionais (INCI – Nomenclatura Internacional de Ingredientes na Cosmética), sendo colocados na ordem decrescente em relação a quantidade dentro da formulação.
De início, listaremos os aditivos que mais aparecem na cosmética convencional, explicando seus problemas para a pele:

1)PARABENOS – são conservantes que sempre terminam com paraben: butyl, ethyl, methyl, propyl, isobutyl paraben – são conservantes sintéticos, derivados do petróleo, que não tem compatibilidade com a pele (são inorgânicos). Causam várias reações alérgicas e irritações cutâneas. Alguns estudos demonstram que são ligeiramente estrogênicos e que se acumulam no tecido dérmico. Recentemente um estudo comprovou que os parabenos se encontram nos tecidos cancerosos do seio humano demonstrando que os antitranspirantes e outros cosméticos aumentam o risco de câncer de mama (Journal of Applied Toxicology. January 12, 2012: 32(3); 219-232).

2)PROPILENO GLICOL – propyleno glycol – Causa reações alérgicas, urticária e eczemas.

3)TRICLOSAN – utilizado principalmente em desodorantes e antitranspirantes. É um agente antimicrobiano, muito utilizado em cremes dentais, enxaguatórios bucais, detergentes, sabonetes, desodorantes e loções. O Triclosan acumula-se nos órgãos e está associado a perturbações hormonais, asma, alergias e ao aparecimento de bactérias resistentes a antibióticos e produtos antibacterianos. Causa sérios danos ao meio ambiente, terminando em lagos, rios e outras fontes de água, onde é tóxico para a vida aquática

4)FORMALDEÍDOS – usados como conservadores – são tóxicos e reconhecidos como carcinogênicos. Aparecem como: DMDM Hydantoin, Dyazolinydyl urea, Urea Imidazolinydyl, Metenamina, Quaternium 15 e Hidroximetilglicinato de Sódio.

5) PEG (Compostos de Polietilenoglicol) – podem interferi no desenvolvimento físico e danificar o sistema nervoso.

6)BHA (Butilhidroxianisol) e BHT (Butilhidroxitolueno) – são conservadores e antioxidantes. O BHA é tóxico para o sistema imunológico e um possível carcinógeno. O BHT pode ser tóxico para o sistema imunológico, pele, pulmões e fígado. Ambas as substâncias podem causar reações alérgicas, interferindo com as funções hormonais e favorecendo o crescimento de tumores. 

7)LAURIL/LAURETH SULFATO DE SÓDIO – um detergente agressivo e barato, utilizado em champus pelas suas propriedades de limpeza e de produção de espuma.

8)ÓLEOS MINERAIS – Paraffinum, Mineral Oil, Petrolatum. São usados como emolientes para melhorar a textura dos cremes e oferecer uma sensação de pele brilhante. Muito usados em batons e protetores labiais, sendo a causa de muitas vezes nossos lábios ressecarem mais se os seguimos usando. Aparentam hidratar, porém a longo prazo, bloqueiam a barreira lipídica natural da epiderme, interferindo nos mecanismos naturais de hidratação do corpo, levando a pele à desidratação. Podem causar alergias em cadeia, irritação crônica, acne, etc. 

9)SILICONES DERIVADOS DE PETRÓLEO – Silicone quaternium, Methylsilanol, cera microcristalina, Ozokerit, Ceresin e a Vaselina.

10)DEA (Dietanolamina), TEA (Trietanolamina) - são utilizados para deixar os produtos mais cremosos ou mais espumosos, puramente sintéticos. Podem causar reações alérgicas, irritações nos olhos e desidratação do cabelo e pele. Prejudicam o fator protetor da pele, tornando-a mais vulnerável aos agentes externos. Podem ser tóxicos para os sistemas imunológico e nervoso, podendo reagir com outros ingredientes do produto e formar tóxicos cancerígenos.

11)SILOXANOS – usados para deixar os cosméticos mais suaves, com mais textura. Aparecem como ciclometicona, cyclotetrasiloxano – Há trabalhos que relacionam sua interferência com as funções homo causadores de toxicidade no fígado.

12)CORANTES SINTÉTICOS – são utilizados para “embelezar” os cremes e géis de banho, sendo os principais componentes das maquiagens, tintas e descolorantes. Em geral tem essas sílabas Anilin, Anilid, Acetanilid, ou nomes como HC Orange 3, Acid Red 73, FD & C Red 33, FD & C Yellow 5 e 6, Blue 1, Pigment Green 7, Solvent Black 3. Todos são altamente cancerígenos e/ou tóxicos. 

13)FRAGRÂNCIAS SINTÉTICAS – compostos por muitas substâncias químicas, tais como tolueno, cloreto de metileno, etc. Algumas podem conter cerca de 200 ingredientes. Não há como saber quais os produtos químicos que as compõem, porque nos rótulos só vem descritas como “fragrâncias” ou Parfum. O tolueno provoca asma e é neurotóxico. Causam dores de cabeça, tonturas, irritações, hiperpigmentação, tosse forte, vômitos, irritação cutânea. Influem no equilíbrio hormonal, são suspeitas de causar câncer.

14) Compostos de alumínio – Aluminium chlorydrate – usados em antitranspirantes – são muito irritantes e suspeitos de causar Alzheimer.

15)CLORETO DE BENZILDIMETIL (OCTADECIL) AMONIO – Stearalkonium cloride – um composto de amônio quaternário que é utilizado em produtos para cabelo e em cremes. Provoca reações alérgicas e é tóxico.

16) FILTROS SOLARES – evitar Oxybenzone, Benzophenone, Methoxydibenzoylmethane ou Dibenzoylmethane – são filtros cancerígenos que podem causar alergias em cadeia e aparecem inclusive em marcas mais caras e exclusivas.


FAÇA UMA LISTA E LEVE EM SUA BOLSA:
- PARABENOS 
- PROPYLENO GLYCOL
- TRICLOSAN
- FORMALDEÍDOS
- PEG
- BHA e BHT
- LAURIL/LAURETH SULFATO DE SÓDIO
- ÓLEOS MINERAIS 
- SILICONES
- DEA e TEA
- SILOXANOS
- CORANTES
- PARFUM
- ALUMINIUM CHLORYDRATE


Conheça o risco potencial de aplicar alguns cosméticos tradicionais em cada área do seu corpo:

1 - Óleo capilar:
Número médio de produtos químicos = 11
Os mais preocupantes = Feniltrimeticona, Dimethicona (silicone).
Possíveis efeitos colaterais = recobrem a pele com uma fina camada semelhante ao plástico que fecha os poros e impede a eliminação de toxinas, provocam o envelhecimento precoce da pele e cabelo.

2 - Blush:
Número médio de produtos químicos: 11
Os mais preocupantes: Talc e Eythyl, Methyl, Propyl & Butyl Parabenos.
Possíveis efeitos colaterais: Doenças pulmonares, erupções, irritação, distúrbios hormonais.

3 - Base:
Número médio de produtos químicos: 24
O mais preocupantes: polimetil metocrilato.
Possíveis efeitos colaterais: perturba o sistema imunológico, possibilidade de câncer.

4 - Desodorante Antitranspirante:
Número médio de produtos químicos: 15
Os mais preocupantes: Cloridrato de Alumínio, miristato de isopropilo (parfum).
Possíveis efeitos colaterais: Irritação da pele, olhos, axilas, dores de cabeça, tonturas, problemas respiratórios, foliculite, cancerígeno e podem causar problemas neurológicos.

5 - Loção para o corpo:
Número médio de produtos químicos: 32
Os mais preocupantes: metilparabeno, propilparabeno, polietileno glicol o qual é também em produtos para limpeza de fornos.
Possíveis efeitos colaterais: erupções, irritação e interrupções hormonais, envelhecimento cutâneo.

6 - Óleo para o corpo:
número médio de produtos químicos: 22
Os mais preocupantes: Mineral oil ou Paraffinum Líquidum, petrolatum (óleo mineral).
Possíveis efeitos colaterais: recobrem a pele com uma fina camada semelhante ao plástico que fecha os poros e impede a eliminação de toxinas, provocam o envelhecimento precoce da pele, irritação.

7 - Esmalte:
Número médio de produtos químicos: 31
Os mais preocupantes: metacrilato polymethyl, Formaldehyde e Tolueno.
Possíveis efeitos colaterais: disfunções hormonais e problemas relacionados a gestação, irritante para pele, olhos e o sistema respiratório e alergias.

8 - Perfumes:
Número médio de produtos químicos: 250
O mais preocupante: metacrilato polymethyl
Possíveis efeitos colaterais: irritação na boca, garganta e olhos, possíveis problemas nos rins, dor de cabeça e alergias.

9 - Batom:
Número médio de produtos químicos: 33
Os mais preocupantes: metacrilato polymethyl e chumbo.
Possíveis efeitos colaterais: alergias e possibilidade de câncer e neurotóxicos.

10 - Creme de rejuvenescimento:
Número médio de produtos químicos: 22
Os mais preocupantes: Eythyl, Methyl, Propyl & Butyl Parabenos, Mineral oil ou Paraffinum Líquidum, petrolatum (óleo mineral), urea (Diazolidinyl e Imidazolidnyl urea), PEGs, BHT, Disodium EDTA, TEA (Trielhanolamine) Tetrasodium EDTA.
Possíveis efeitos colaterais: envelhecimento das células, reação alérgica, irritação na pele, ressecamento da pele, dermatite e muitos outros.

11 - Shampoo:
Número médio de produtos químicos: 22
Os mais preocupantes: Eythyl, Methyl, Propyl & Butyl Parabenos, lauryl e Laureth Sulfato.
Possíveis efeitos colaterais: irritação, interrupções hormonais, erupções na pele.

Além de provocar todas essas reações, ao serem retirados do corpo através do banho todos esses produtos vão contaminar o nosso meio ambiente.

Cosméticos naturais e orgânicos com CERTIFICAÇÃO são totalmente livres das substâncias citadas acima. Quem compra cosméticos orgânicos está pagando por preservação ambiental, matéria prima de qualidade, pesquisa, produtos que não trazem danos para saúde, que respeitam o trabalhador, os animais e principalmente o consumidor. Por isso nós preferimos orgânicos.